Hienghène Sport

País: Nova Caledônia

Método de qualificação: Campeão da Liga dos Campeões da Oceania 2019

Participações: 1 (2019)

Títulos importantes: Campeonato Neocaledônio (2 vezes), Liga dos Campeões da OFC (1 vez) e Copa da Nova Caledônia (3 vezes)

Clube mais inexpressivo deste Mundial de Clubes, o Hienghène Sport, da Nova Caledônia, carrega a missão de representar seu país pela primeira vez na história da competição. E o mais engraçado: o Hienghène sequer é a principal equipe de seu país, já que o Magenta é o maior campeão da competição e conquistou cinco dos últimos sete títulos nacionais disputados.

Outro fato interessante é que o modesto Hienghène é o clube de menor cidade a ter disputado o Mundial de Clubes: 2483 pessoas vivem na pequena cidade.

Para se ter uma ideia, o Hienghène foi campeão também da Nova Caledônia e ganhou o direito de disputar a Copa da França por ser de um país comandado pela França. A derrota aconteceu logo de cara, por 3 a 1, para o Vauban Strasbourg, que está na quinta divisão francesa.

Diante de tudo isso, o clima criado em cima desta equipe é de carinho e admiração. É o futebol alternativo no Mundial. Será que pode rolar surpresa diante do conturbado Al-Sadd? Vai saber…

O caminho para chegar até o Mundial de Clubes

Reprodução/FIFA

A Liga dos Campeões da Oceania é totalmente diferente das outras competições continentais. Modesta, com pouca torcida e disputada em cinco meses, com forte domínio das equipes neozelandesas, que pela primeira vez não estiveram sequer com uma equipe na final.

Sequer cotado ao título no início da competição, o Hienghène Sport começou sua caminhada no Grupo A, onde se qualificou com duas vitórias e um empate em três jogos, numa chave que tinha Toti City (Papua Nova Guiné), Tefana (Taiti) e Malampa Revivors (Vanuatu).

Nas quartas de final, vitória suada na prorrogação contra o Ba, de Ilhas Fiji.

Já na semifinal, a grande surpresa da competição: vitória sobre o Team Wellington, da Nova Zelândia, que era uma das principais favoritas junto com outro compatriota: o Auckland City, também eliminado por um time da Nova Caledônia na semifinal (Magenta).]

Na final, com dois times da Nova Caledônia, o Hienghène Sport superou o desafio de vencer o maior campeão de seu país, por 1 a 0, com gol no segundo tempo, adquirindo assim o direito de jogar o Mundial de Clubes da FIFA.

O treinador

Reprodução/FIFA

Nascido no Tahiti, o técnico Félix Tagawa tem 43 anos e tem um currículo totalmente formado na Oceania, com passagens pela seleção taitiana e pelas categorias de base da Nova Caledônia.

Além disso, o treinador também já foi jogador de futebol, como atacante em diversas equipes do Tahiti e da Austrália.

Tagawa carrega a difícil missão de superar o Al-Sadd no Mundial com um elenco longe de ser um dos melhores da competição.

Quem são os destaques do Hienghène Sport?

Focado no Mundial de Clubes, o Hienghène Sport trouxe dois nomes estrangeiros para a disputa da competição. O brasileiro Marcos Paulo, que estava no Marília, e o português Pedro Luis Sousa, que estava no Tigres do Brasil. Além da dupla, o japonês Kohei Matsumoto fecha o trio de estrangeiros da equipe.

Outro destaque é o atacante Bertrand Kai, que tem o título de maior artilheiro da história da seleção da Nova Caledônia, com 36 anos de idade e Bola de Ouro da Liga dos Campeões da Oceania 2019.

Quem são os convocados para o Mundial?

Como o Hienghène Sport joga?

É difícil imaginar como uma equipe da Nova Caledônia joga, mas provavelmente veremos uma equipe aquém do que geralmente a Oceania oferece no Mundial, visto que os clubes da Nova Zelândia possuem estrutura bem melhor e costumam dar um pouco de trabalho aos adversários.

A impressão que eu tenho é que o técnico Félix Tagawa espera que os três jogadores estrangeiros consigam elevar a qualidade técnica da equipe, além de dar mais experiência.

Além disso, é de se esperar que o atacante Bertrand Kai faça alguns dos gols que costuma fazer em território oceânico, mas no fim das contas é bem difícil de imaginar uma passagem do Hienghène até mesmo sobre o Al-Sadd.

Palpite do tipster

Espero apenas uma participação carismática desta equipe. Nada mais que isso, infelizmente.

Bono
100% até R$200

Aposta Odds Unidades Casa de Aposta

Comentários estão fechados.