Portugal

Portugal

Melhor colocação: 3º lugar (1966)

Ranking FIFA: 4º lugar

Participações: 7ª

Última participação: 2014

Jogador-chave: Cristiano Ronaldo

Fique de olho: Gonçalo Guedes

O triunfo começa pela defesa

A seleção portuguesa chega em momento de altíssima confiança ao Mundial da Rússia, campeã da Euro em 2016, ainda que sem empolgar e levando vantagem frente a um regulamento esdrúxulo que permitiu aos lusitanos chegarem à taça empilhando empates – foram seis ao todo, com apenas uma vitória no tempo normal em todo o torneio europeu

Já nas Eliminatórias para a Copa, os resultados foram mais empolgantes, com Portugal terminando na liderança do seu grupo, à frente da Suíça e com boa produtividade ofensiva: foram 32 gols nos 10 jogos disputados. E o melhor: sem perder a solidez lá atrás, com apenas quatro gols sofridos. Certamente que o triunfo dos portugueses começa pela defesa, ainda que Cristiano Ronaldo seja a maior estrela do plantel.

Como Portugal joga?

Técnico: Fernando Santos

Impossível pensar no sistema de jogo português sem citar Cristiano Ronaldo, até porque o time joga todo em função dele e nem poderia ser diferente. A dependência no craque segue grande como sempre mas, ao menos nas eliminatórias, André Silva – que vem de temporada horrorosa pelo Milan – fez bem a função de ajudá-lo a colocar as bolas nas redes: foram nove gols de André frente aos 15 de Cristiano.

Porém, não é no ataque que está o jogo de Portugal e sim na defesa, e com Fernando Santos no comando desde setembro de 2014, Portugal acumula números invejáveis, perdendo apenas 1 vez (0-2 Suíça) em 29 jogos oficiais disputados entre Eliminatórias para a Euro, a própria Euro, Eliminatórias para a Copa e a Copa das Confederações.

Isso mostra, acima de tudo, que Portugal é uma seleção arisca, extremamente difícil de ser batida e que tem como maior força o seu sistema defensivo, ainda que este chegue à Rússia sob olhares de desconfiança pela alta idade de Pepe (35), Bruno Alves (36) e José Fonte (34), zagueiros que passam pela reta final de sua carreira e que são bem lentos hoje. Contudo, um sistema defensivo não é feito apenas pela dupla de zaga mas sim – e acima de tudo – pelos meio-campistas.

Ah! E em um confronto mais cascudo, contra uma grande seleção, espere por Fernando Santos despejando quantos volantes puder, tal qual fez na Euro ao utilizar quatro homens de marcação na final com a França.

Apostas em longo prazo

Portugal chega a Copa do Mundo sendo, para mim, a seleção mais forte dentre as que jamais foram campeãs, ou seja, mais competitiva que seleções como a Bélgica, por exemplo.

Toda essa solidez, disciplina e essa enorme organização tática da equipe, juntamente ao fortíssimo mental do time português como um todo, fazem de Portugal uma espécie de Itália, que como diria Cruyff: ‘eles não conseguem te vencer, mas você perder deles’.

No grupo, Portugal tem praticamente um embate particular com a Espanha pela ponta e ainda que eu veja grande possibilidade desse confronto acabar em empate, creio que é no saldo de gols que o líder poderá ser definido e, nesse caso, vantagem espanhola uma vez que seu estilo de iniciativa de jogo favorece contra as muralhas defensivas de Marrocos e Irã.

Portugal passa em 2º no grupo @2.10 na Netbet

Palpitão do QA

Deposite na Betfair dobre seu depósito até 100$:


Aposta Odds Unidades Casa de Aposta

Comentários estão fechados.