UEFA Champions League: O novo formato da competição
A UEFA anunciou um novo formato para as competições europeias, que entrará em vigor na atual temporada 2024/25, trazendo mudanças significativas para a Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.
Como aquecimento para a nova temporada decidimos explicar o novo formato das competições da UEFA.
Fase de Grupos: O Fim dos Grupos Tradicionais
Até a temporada 2023/24, as competições europeias começavam com uma fase de grupos. Na Liga dos Campeões e na Liga Europa, 32 equipes eram divididas em oito grupos de quatro times. Cada time jogava contra os outros três times do seu grupo em jogos de ida e volta, totalizando seis partidas. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançavam para a fase de mata-mata, enquanto o terceiro colocado da Liga dos Campeões era transferido para a Liga Europa.
Como Vai Ser: A partir de 2024/25, a fase de grupos será substituída por uma fase de classificação única. Em vez de grupos, cada competição contará com 36 equipes que jogarão contra oito adversários diferentes, sorteados de forma a evitar confrontos repetidos. Na Liga Conferência, cada equipe enfrentará seis adversários. Os resultados dessas partidas determinarão a classificação geral das equipes de 1º a 36º lugar.
Mata-Mata: Mais Oportunidades e Desafios
Como Era: Os dois primeiros de cada grupo avançavam diretamente para as oitavas de final, enquanto o terceiro colocado da Liga dos Campeões ia para a Liga Europa.
Como Vai Ser: Os oito primeiros colocados garantirão vaga direta nas oitavas de final. Os times do 9º ao 24º lugar disputarão um playoff entre eles, sendo que do 9º ao 16º serão cabeças de chave. Os times do 25º ao 36º serão eliminados das competições europeias. O grande número de jogos poderá levar a mudanças nos calendários, distribuindo as competições por 10 semanas. Em determinados momentos, haverá uma semana exclusiva para cada torneio, com jogos entre terça, quarta e quinta-feira.
No mata-mata, o sorteio das oitavas de final terá alguns direcionamentos. Ao estilo do tênis, o primeiro e o segundo colocados da primeira fase serão colocados em lados opostos do chaveamento, só podendo se enfrentar em uma eventual final. Não haverá mais restrição para adversários do mesmo país, embora as restrições por questões políticas sejam mantidas.
Com essas novidades, a UEFA busca tornar as competições europeias ainda mais competitivas e emocionantes, garantindo mais jogos e desafios variados para os clubes participantes.
Comentários estão fechados.