Não existe corpo mole no esporte
Muitas vezes nos deparamos com situações na qual um dos times envolvidos em uma partida não terá motivação alguma pelo que jogar, ou que estará focado em outro jogo que se aproxima, e, que por conta disso, decide poupar o seu time titular, colocando garotos em campo e coisas do tipo.
Quantas vezes, em um cenário desses, não superestimamos a capacidade de vitória do time que irá completo e que está com maior foco e motivação naquela competição?
Até mesmo as casas de apostas nos jogam nessa ‘armadilha’, dando alto favoritismo nas cotações para o time que irá a campo com sua equipe principal e que depende de um resultado ali.
Relembremos alguns jogos nesse tipo de perfil que mostram como o time que se poupou não é um alvo fácil e muitas vezes consegue sair da partida com pontos:
1 – Atlético-MG 4×3 Grêmio – 3/Dez/2017 – 38ª rodada do Brasileirão
Pós título da Libertadores, o Grêmio foi à campo com sua equipe sub-23. Nas odds, as casas prontamente apontaram o claro favoritismo do Atlético Mineiro com odds de 1.22 para sua vitória. Em campo, o Galo passou mal, conseguindo o gol da vitória apenas aos 53 minutos do segundo tempo. Não cumprindo nem a linha de handicap proposta (-1,75) e nem mesmo conseguindo, na prática, uma vitória fácil.
É de se destacar aqui a vontade com que foram a campo esses meninos do Grêmio, agarrando a oportunidade que tiveram no time principal e mostrando serviço pro treinador.
2 – Manchester United 2×0 Crystal Palace – 21/Mai/2017 – 38ª rodada da Premier League
Faltando poucos dias para a final da Liga Europa, o Manchester United foi à campo pela última rodada da Premier League 2016/17 com um time bastante alternativo, utilizando seis garotos da base em seu lineup titular, fazendo com que a odds de sua vitória saltasse de 1.33 para 2.30 na Betfair (como pode ver na imagem).
Sabendo que o Crystal Palace foi a campo com seu time titular, muita gente apostou que eles conseguiriam um resultado diante dessa garotada do United. Novamente, essa ‘armadilha’ fez novas vítimas e o United venceu a partida com tranquilidade.
3 – Palermo 2×1 Empoli – 28/Mai/2017 – 38ª rodada da Serie A Tim
Esse jogo aqui não teve time poupado por nenhum dos lados, o que teve foi as casas pesando quem precisava de algo e quem não tinha pelo quê lutar, pois o Palermo já estava rebaixado, enquanto que o Empoli precisava da vitória para se salvar.
Motivação. A mera ausência disso é o bastante para afirmar que um time irá a campo a passeio? Que não jogará futebol? Que facilmente cederá a vitória ao adversário? Novamente vemos que não!
O equilíbrio técnico aqui foi visto, e o Palermo, como todo time profissional, simplesmente foi a campo e fez o seu trabalho de jogar futebol, mesmo sem ter um motivo para tal. Até por quê ninguém gosta de perder, não é mesmo? Odds de 1.57 no Empoli, completamente sem valor, em um time fraco e que caiu junto do Palermo para a segunda divisão italiana.
4 – Porto 5×2 Mônaco – 06/Dez/2017 – 6º rodada da Champions League
Fiz questão de trazer esse exemplo para que você não ache que é regra o time ‘desinteressado’ conseguir um bom resultado. Temos aqui o já eliminado Mônaco indo à campo preservando alguns de seus mais importantes titulares, como o Falcão, o Fabinho, o João Moutinho, o Keita Baldé e o goleiro Subasic, sendo atropelado pelo Porto com força máxima.
Portanto, não ache que é uma receita infalível ir a favor do time que está poupando seus jogadores, apenas tenha cuidado com esse tipo de confronto já que muitas vezes acabamos julgando que o time é fraco por puro desconhecimento em relação aos seus jogadores, mas esquecemos que também é difícil para o time que irá com força máxima traçar um plano de jogo detalhado uma vez que eles também não conhecerão a fundo os jogadores que irão enfrentar.
_ _
Nem mesmo onde há rivalidade entre os clubes você pode contar com esse corpo mole do time em busca de ferrar o seu rival. Já tivemos, por exemplo, o São Paulo salvando o Corinthians de rebaixamento no Paulistão em 2004. Mais recentemente, o Cruzeiro poderia perder para o Botafogo para tirar quaisquer chances do Atlético Mineiro ir à Libertadores de 2018 e não fez isso.
Esses foram apenas alguns exemplos para ilustrar o alerta que estou tentando passar a vocês, mostrando de forma clara que os times, mesmo sem motivação ou sem seus titulares para a partida, será profissional do mesmo jeito e jogará bola da mesma maneira. Porém, não ache que isso é uma regra para apoiar sempre o time sem motivação, mas sim um alerta para que, quando for apostar nesse tipo de jogo, não o faça APENAS por essa falta de motivação do adversário.
Portanto, quando for apostar em um jogo desse perfil, o faça pela qualidade do time que você quer apoiar e não pela falta de motivação do outro.
Comentários estão fechados.