- Horário: 13h00
- Local: Arena Stockhorn, em Thun, na Suíça.
- Árbitro: Katalin Kucsar
- Onde assistir: Cazé TV
- Válido pela: 1ªrodada
Islândia:
Um gol nos acréscimos da Holanda nas Eliminatórias tirou a chance da Islândia de disputar a Copa do Mundo em 2023, mas o time segue com campanhas sólidas, na Euro, dominaram no qualificatório e chegam com um projeto interessante.
As islandesas tem um treinador muito experiente, Thorstein Halldorsson, além de contar com um elenco repleto de jogadores de qualidade, caso da zagueira Viggosdottir, do Bayern Munich e a goleira Runarsdottir, atualmente na Inter-ITA.
Mesmo sem disputar a Europa há mais de 15 anos, a Islândia chega empolgante por alguns motivos, o empate com a Suíça na preparação e a posição atual no Ranking da FIFA, credenciam o time a uma grande campanha em 2025.
Escalação Provável – Islândia (4-3-3) – Técnico: Thorstein Halldorsson
-
-
Goleiro: Runarsdottir
-
Defensortes: Arnadottir, Viggosdottir, Sigurdardottir e Arnardottir
- Meio-Campistas: Brynjarsdottir, Vilhjalmsdottir e Johannsdottir
-
Atacantes: Albertsdóttir, Jonsdóttir e Elriksdóttir
-
A Islândia jogará com Cecilia Runarsdottir, da Inter de Milão, no gol, com a goleira sendo protegida por uma linha defensiva composta por Gudny Arnadottir, Glodis Viggosdottir, Ingibjorg Sigurdardottir e Gudrun Arnardottir.
No outro lado do campo, Sveindis Jonsdottir será uma das principais opções de ataque, após marcar dois gols em seus últimos três jogos pela seleção, além de oferecer uma ameaça alternativa com seus lançamentos longos.
Finlândia:
A Finlândia chega ao Eurocopa como uma verdadeira incógnita, a equipe passou pelas Eliminatórias bem, sem maiores dificuldades, mas o momento é preocupante, além da fraca campanha na Nations, as finlandesas tem sofrido com lesões constantes.
Esse leque de lesões nas suas principais jogadoras é um motivo que tem atrapalhado a preparação finlandesa para a Euro, principalmente porque o time pode não ter 4 jogadoras principais, sendo que Kukka, destaque da equipe, deverá ter minutagem reduzida.
O ponto favorável é que o grupo A é muito acessível, as 4 equipes tem condições de chegarem tranquilas a próxima fase, ou seja, a Finlândia também poderá fazer jogo duro contra as islandesas e a Suíça.
Escalação Provável – Finlândia (3-5-2) – Técnico: Marko Saloranta
-
Goleiro: Korpela
-
Defensores: Lehtola, Tynnilã e Roth
- Alas: Siren e Kosola
- Meio-Campistas: Ahtinen, Oling e Summanen
-
Atacantes: Rantala e Sallstrom
Quanto aos visitantes, a guarda-redes Anna Koivunen poderá ser protegida por uma defesa composta por Nea Lehtola, Natalia Kuikka, Eva Nystrom e Emma Koivisto.
Eveliina Summanen, do Tottenham, deve fazer parceria com Ria Oling, do Crystal Palace, no meio do campo, enquanto Oona Siren, do West Ham United, e Katariina Kosola, do Malmo, podem fornecer a largura.
Palpite:
Como diversos jornais e guias da competição destacam, este Grupo A é um dos mais equilibrados do torneio, não é considerado o da morte por não ter tantas equipes de extrema experiência, mas é uma chave extremamente embolada.
A Islândia me parece uma seleção muito sólida e com condições de estrear sendo a protagonista do torneio, até porque ter nomes de mais impacto, principalmente no sistema defensivo.
Com problemas de lesão, a Finlândia chega com inúmeras questões para este duelo da estreia e por este motivo, o DNB dos islandeses me parece bom.