Mudança de comando técnico nas principais ligas da Europa

Mudanças no Comando: A Dança das Cadeiras nas Grandes Ligas Europeias

A temporada 2024/25 das cinco principais ligas de futebol da Europa – Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A e Ligue 1 – tem sido marcada por uma série de mudanças significativas no comando técnico das equipes. A pressão por resultados imediatos, a busca incessante por títulos e a necessidade de adaptação a novas filosofias de jogo são apenas alguns dos fatores que têm levado clubes a promoverem substituições no cargo de treinador.

Este artigo explora as principais trocas de técnicos ocorridas recentemente, analisando as razões por trás dessas decisões e o impacto esperado nas campanhas das equipes. Acompanhe conosco essa verdadeira dança das cadeiras no futebol europeu e descubra como essas mudanças podem influenciar o desenrolar da temporada.

La Liga

Barcelona – Hansi Flick

Na temporada 2023/24 o time era comandado pelo ex-jogador e idolo do clube Xavi Hernandez onde vinha de grande trabalho no Al-Saad do Catar. Mas ao chegar no Barcelona se deparou com problemas nos bastidores e isso afetou o desempenho dentro de campo, onde foi perdendo o comando ao final da temporada. Não conseguiu atingir ao principal objetivo que era vencer a La Liga.

Trabalho anterior: Hansi Flick estava sem clube desde setembro quando foi dispensado da seleção alemã. Fez toda preparação da seleção para a disputa da Eurocopa mas o trabalho não vinha tão bem tanto que foi trocado por  Julian Nagellsmann próximo da competição começar.

Estilo do técnico: Teve somente dois trabalhos como técnico, a seleção alemã e o Bayern de Munique onde conquistou dois titulos de Bundesliga, uma Champions League e  mais uma DFB Pokal. Foi auxiliar de dois técnicos Joachim Low e Giovanni Trappatoni que são bastante relevantes para seu estilo atual, onde prefere o esquema 4-2-3-1 utilizando jogadas pelos lados e centro-campo buscando ter um finalizador dentro da área que reedita parceria com o Robert Lewandowski que ganharam titulos juntos no Bayern Munique.

Estilo do clube: O time do Barcelona ficou mundialmente conhecido pelo seu estilo tiqui-taca mantendo a posse de bola, fazendo transição rápida e sempre priorizando ficar no campo do adversário. Esse estilo foi implementado com Frank Rijkaaard e Josep Guardiola mas desde sua saída não conseguiram reeditar com eficácia.

O que esperar? Deve ser uma boa combinação o Hansi Flick com o Barcelona, trás um ar de esperança e que pode bater de frente com o Real Madrid na temporada.


Ligue 1

Olympique Marseille – Roberto De Zerbi

Na temporada 2023/24 teve quatro mudanças em seu comando começando a temporada com Gennaro Gattuso e em sequência vieram, Pancho Abardonado, Jean-Louis Gasset e Marcelino Toral fechando a temporada. Para 2024/25 teve a grande chegada do técnico Roberto De Zerbi e as expectativas são muito interessante.

Trabalho anterior: Roberto De Zerbi vem de três trabalhos em constância crescente vindo de Sassuolo, Shakhtar Donetsk e Brighton.

Estilo do técnico: Sempre busca apresentar um futebol ofensivo com Sassuolo e Shakhtar atacando sempre pelos lados do campo e em transição rápida com a bola. Já com o Brighton além da sua ofensividade ele adquiriu um esquema tático envolvente que confude o advesário o trazendo para sua defesa.

Estilo do clube: A equipe perdeu sua identidade ao longo dos últimos anos, mas sempre procurou apresentar um futebol ofensivo. Dessa forma o Roberto De Zerbi pode se tornar a chave para recuperar seu estilo.

O que esperar? Olhando para a liga no geral onde o PSG perdeu seu principal jogador Mbappé que desequilibrava das demias equipes, faz com que tenhamos um campeonato mais disputado e assim o Marseille passa a ser uma das equipes que entram pesado na disputado do título.


Premier League

Chelsea – Enzo Maresca

Mauricio Pochettino era o técnico que comandava o Chelsea na temporada anterior, o desempenho foi bom deixando a equipe em 6º lugar, diante a todas circustâncias da temporada. O time passando por várias mudanças nos bastidores e tendo um elenco vasto de jovens. Os ajustes de Pochettino foram suficiente para uma classificação para Conference League, mesmo assim não foi o suficiente para mante-lo no cargo.

Trabalho anterior: Enzo Maresca foi campeão da Championship com o Leicester na temporada passada e não só subiu de divisão como fez um upgrade de time vindo para o Chelsea.

Estilo do técnico: Maresca utiliza o esquema 4-3-3 de forma ofensiva, sempre buscando transições laterais, fazendo pressão quando perde a bola e já rapidamente recuperando.

Estilo do clube: O Chelsea desde quando mudou de presidente está sem rumo fazendo várias contratações e atualmente na janela atual segue da mesma forma. Dentro de campo o time tem trocado muito de técnico e assim perdendo sua identidade como estilo de jogo tradicional.

O que esperar? Enzo Maresca precisa lidar com um elenco de jovens jogadores, e o elenco não é curto tem muitos jogadores para várias posições do campo. Montar um time titular, enxugar o elenco e definir um esquema tático serão as primeiras tarefas. Para a temporada o desejo é voltar a ser um time competitivo que briga pelo título.


Liverpool – Arne Slot

Jurgen Klopp se despediu do comando do Liverpool na última temporada ficou em 3º colocado mas ao longo do seu trabalho conseguiu conquistar títulos importantes como a Premier League e Champions League. Na última temporada a briga pelo título foi perdida nos detalhes de jogos no final do campeonato. Para a atual temporada o time vem organizando o elenco.

Trabalho anterior: Arne Slot foi vice-campeão na temporada passada e campeão na anterior. Brigou rodada a rodada com o PSV jogando pela Eredivisie. E na copa holandesa conquistou o título em um embate contra o NEC.

Estilo do técnico: O Arne Slot utiliza o esquema 4-3-3 assim como o Liverpool mas não tão ofensivo, ele preza pela posse de bola e ataque que busca chances claras de efetividade.

Estilo do clube: Nos últimos anos o time se tornou um exemplo de ofensividade onde buscou sempre a transição rápida em velocidade com ataque pelas pontas atraves de jogadas individuais e finalização próxima a area.

O que esperar? Muitos discordam ou desconhecem do Arne Slot mas entendo que os dois podem ser uma combinação perfeita para manter o estilo de jogo com o 4-3-3 e assim sem mudanças drásticas no estilo de jogo. Deve estar logo atrás de Manchester City e Arsenal pela briga pelo título.


Comentários estão fechados.