Análise da Segunda Fase da EasyCredit Bundesliga

Após quase 3 meses seguidos sem uma grande liga de basquete em andamento, a Easy Credit Bundesliga retornará neste sábado, 06, com duas partidas e 10 times disputando o grande título da competição, valorizando ainda mais este torneio, a equipe do Quero Apostar preparou uma análise/guia da Segunda Fase da competição, com todos os detalhes e como sempre, a opinião do tipster. Bora lá:

Formato do torneio

Os 10 melhores classificados da primeira fase foram divididos em dois grupos com 5 equipes cada, os 4 melhores de cada grupo avançam as Quartas de Finais. O Grupo A conta com: Bayern Munich, Crailsheim Merlins, Oldenburg, Gottingen e ULM, enquanto no B, o tal grupo da morte: Ludwigsburg, Alba Berlin, Rasta Vechta, Bamberg e Frankfurt.

Ambos grupos serão disputados na cidade de Munich, onde os 10 clubes já estão localizados há mais de 1 semana. A segunda fase terá duração de 10 dias, de 6 de Junho a 16 de Junho, as fases finais serão disputadas entre 17 de Junho até 28 de Junho.

Classificação da primeira fase:

Grupo A
Bayern Munich: 
Atual bi-campeão alemão, Bayern chega como favorito no torneio em Munich.

O todo poderoso Bayern Munich é o único time da Bundesliga de futebol que está presente na elite da liga alemã de basquete, e além disso, o Bayern é o grande clube do momento, já que além de estar vindo muito forte no futebol, o time é o atual bi-campeão do basquete alemão.

Não bastasse apenas conquistar 2 títulos, os bávaros estão atrás do tricampeonato e são os grandes favoritos ao título, pela absurda campanha que obtiveram na primeira fase, com 19 vitórias e 2 derrotas. Levando em consideração que o Bayern ainda jogará em casa, pelo fato de que os confrontos serão na Audi Dome Arena, casa dos bávaros, o time soma 11 vitórias e nenhuma derrota na liga como mandante.

O único ponto que pode pesar contra o Bayern é o fato de o time ter perdido peças importantes, caso de Greg Monroe e Djedovic que viraram free agents e desfalcarão os bávaros neste fim de temporada, ou seja, não teremos um Bayern tão dominante na fase final.

Opinião do Tipster: Líder sem sofrimento

 

Oldenburg:

Figurinha carimbada nas competições internacionais, o Oldenburg faz uma temporada ótima até aqui, apesar de os números na Bundesliga não serem os melhores, o time ainda assim está bem classificado, ainda mais se levarmos em conta que o Olden disputou a EuroCup junto a BBL – onde chegou ao Top 16 e caiu com 2 vitórias e 4 derrotas.

A esperança do Oldenburg é se estabelecer como segunda força deste grupo, apesar de estar atrás do Merlins em questão de classificação da primeira fase, o EWE não perdeu nenhum jogador e em quesito de estrutura o time é muito forte.

Recuperado de lesão, o excelente Rasid Mahalbasic é o principal nome do Oldenburg para esta segunda fase, o monstro soma 17 pontos por partida combinando com 7 rebotes e 5 assistências por jogo, o que será um bom afrontamento diante de Greg Monroe.

Opinião do Tipster: Avança em 2º ou 3º

 

Gottingen:

Somando 11 vitórias e 10 derrotas, o Gottingen contou com a sorte e ganhou uma vaga aos Playoffs por conta da Pandemia, já que num cenário normal, apenas 8 times avançariam a segunda fase da competição nacional.

Acredito que tenha apenas uma equipe que possuí chance de derrota diante do Gottingen, este é o Ratiopharm Ulm, que coincidentemente é o único deste Grupo A que terminou com uma campanha negativa – 9 vitórias e 11 derrotas.

Para tentar surpreender e ir até mais longe nesta fase final, o BG Gottingen anunciou a vinda de Erol Ersek, jovem turco de 21 anos que foi emprestado pelo Bayern Munich, Ersek soma 8 pontos por jogo em 29 minutos de média.

Opinião do Tipster: Brigará pela última vaga

 

Crailsheim Merlins:
Sensação da temporada, Merlins confia no talento do jovem Russell para brilhar na fase final.

Depois de se livrar do rebaixamento na última rodada em 18-19, o Crailsheim Merlins aprendeu em bem como atuar na Bundesliga, já que em menos de uma temporada, o time já é o terceiro colocado e irá com tudo para a disputa da segunda fase.

Podemos dizer que o Merlins foi a grande surpresa da competição e a pausa de certa forma foi mega prejudicial para o Crailsheim ao passo que o time perdeu a sequência de 9 vitórias em 10 jogos seguidos, a ver como o time reagirá nesta pausa.

O grande problema do Merlins é a provável perda de dois jogadores importantes, Aaron Jones não retornou a Alemanha e deverá fechar com algum time de ponta da Europa, enquanto Russell tem negociado com o Treviso e pode sair.

Opinião do Tipster: Avança em 2º ou 3º
Ratiopharm Ulm

O sonho da torcida do Ulm é que o time consiga repetir a façanha que fez em 2016-17, quando alcançou 30 vitórias em 32 jogos disputados, mas a realidade do time atual é totalmente diferente, sendo que junto com o Frankfurt, o Ulm é o único time desta fase final que chega com uma campanha negativa.

Mas se tem algo que pode favorecer o Ratiopharm é o fato de que o clube não depende das suas partidas dentro de casa, ao passo que em 10 partidas disputadas antes da pandemia, foram 5 vitórias e 5 derrotas, ou seja, é um time que sabe jogar tranquilamente sem o apoio da torcida.

Este é um dos times que mais tenho dúvida sobre como chegará a fase final, em vista de que o Ulm tem um elenco interessante, tem tradição no esporte alemão, porém é o que menos fez na primeira fase, então realmente é uma incógnita.

Para piorar ainda mais a situação do Ulm, o time perdeu o espetacular Zoran Dragic – que teve média de 19 pontos por partida nesta temporada – para o Baskonia, da Espanha.

Opinião do Tipster: Brigará pela última vaga.

 

Grupo B

 

Alba Berlin
Com desfalques do Bayern, Alba sonha com o título nesta temporada.

Já são 11 anos desde o último título conquistado pelo Alba Berlin da Easy Credit Bundesliga e depois de dois vice-campeonatos o time se demonstra muito preparado para surpreender, mas sabem que o fato de os jogos serem realizados na casa do Bayern pesam e muito.

Mas podemos levar alguns pontos que ajudarão demais ao time da capital alemã, primeiramente pelo fato de que o Alba fez uma campanha muito melhor do que o Bayern na Euroliga e em disputa de alto nível pode contar bastante o melhor momento do Berlin na primeira fase.

De certa forma a segunda fase nem será tão difícil para o Alba, tanto que em várias coletivas, o técnico Aito Garcia destaca que o time precisa melhorar a sua defesa em jogos grandes, mostrando claramente que querem bater o Bayern Munich.

Opinião do Tipster: Líder sem dificuldades.

 

Brose Bamberg

O Brose Bamberg é o maior campeão da Bundesliga se contarmos apenas times que estão na elite do campeonato, porém a fase do time está longe de ser boa, desde o tricampeonato seguido em 2015, 16 e 17, o Brose tem uma sequência de decepções com seu torcedor.

É engraçado destacar uma coisa neste time do Bamberg, já que o time soma 9 títulos da Bundesliga e todos eles foram conquistados de 15 anos para cá, ou seja, um domínio absurdo por parte do Brose, mas que infelizmente aparenta estar longe do sucesso novamente.

O ponto positivo para o Brose Bamberg são os excelentes números da equipe jogando como visitante, somando 7 vitórias e 4 derrotas, terceiro melhor visitante, atrás apenas de Bayern Munich e Ludwigsburg, que somam 8 vitórias.

Opinião do Tipster: Briga pela 3ªcolocação.
Fraport Skyliners

O Fraport Skyliners, ou Frankfurt, é o time que menos mereceu chegar a esta fase final, podemos dizer que o time chegou apenas por ter uma estrutura melhor que os outros, principalmente pelo fato de que o Wurzburg – oitavo colocado, só não está na disputa pelo fato de não ter orçamento para sustentar os salários altos e viagens a Munich.

Não apenas por ter terminado com a décima quarta campanha da liga, mas o Skyliners claramente tem um problema de encontrar um padrão que os dê uma temporada boa, pois nas últimas quatro temporadas, a melhor campanha feita pelo Frankfurt foi em 2016, com a oitava posição.

A grande força dos Skyliners está na defesa, que sempre é muito agressiva e pode dificultar bastante os alas de equipes mais limitadas, caso do Bamberg e do Rasta Vechta.

Opinião do Tipster: Briga pela última vaga

Ludwigsburg
Sem Carrington, Ludwigsburg tentará se superar para chegar entre os primeiros.

Junto ao Alba Berlin, o Ludwigsburg é um dos times considerados mega fortes que podem desbancar o Bayern, a única coisa que pesa contra o MPH é o fato de o time não ter nenhum título na liga e de não conseguir se firmar como um grande clube no esporte.

Dois pontos positivos a destacar sobre o Ludwigsburg: o primeiro é o fato deles terem terminado a primeira fase mega fortes, com 6 vitórias seguidas, além disso a campanha como visitante é excelente, são 8 vitórias e 4 derrotas, sendo que as últimas duas foram excelentes, sobre Ulm e Frankfurt.

Outro ponto que podemos destacar em comparação com o Bayern Munich, é o fato de que uma das 2 derrotas do Bayern foi justamente diante do Ludwigs, ou seja, tem a chance de acontecer novamente uma vitória dessa.

Mas uma notícia recente pesou demais contra o Lud, é o fato de o armador Carrington ter virado free agent e recusado uma proposta de renovação, Khadeem somava 17 pontos por partida e era um dos grandes nomes do time.

Opinião do Tipster: Briga pela primeira colocação com o Alba.
Rasta Vechta

Rebaixado em 2017 para a segunda divisão, o Rasta voltou com tudo em 2018, ao terminar com a quarta colocação da competição nacional, mas infelizmente o time não conseguiu fazer a vaga na Champions League valer a pena, caindo na primeira fase.

Assim como o Merlins, o time do Vechta perdeu uma peça de extremo valor para o estilo de jogo, já que Steve Vasturia fechou com o grandíssimo Zalgiris Kaunas, o maior campeão da Lituânia, ou seja, o time pode acabar sofrendo com isso.

Então imagino que o Rasta possa ter mais dificuldade do que teria em uma competição normal, a ver como o Vechta irá reagir a esta perda.

Opinião do Tipster: Briga pela terceira vaga do Grupo B.

Comentários estão fechados.