Guia do CB LoL 2018 – Segundo Split
O maior circuito nacional de esportes eletrônicos, o Campeonato Brasileiro de League of Legends, ou apenas, CB LoL 2018, está de volta!!
Tendo início no próximo sábado, 9 de Junho, contará com extensa cobertura aqui no QueroApostar, sendo transmitido inclusive pelos canais Sportv além das já tradicionais transmissões no YouTube e Twitch, em uma etapa que promete ser, de fato, a mais disputada de todos os tempos, com muitos times fortes na disputa.
A grande novidade é a presença do Flamengo na elite brasileira de League of Legends.
Formato de Disputa
O calendário do CB LoL é separado em dois ‘splits’, um em cada semestre do ano, tendo assim dois campeões por ano. Em cada um desses splits os atuais oito times se enfrentam em turno único em partidas de Melhor de 3 – novidade desse ano, pois antes se enfrentavam em série de Melhor de 2, tendo assim vários empates.
Para esse ano houve uma mudança para a fase final eliminatória, não sendo mais um quadrangular final entre os 4 primeiros colocados, mas sim um inovador – e complexo – sistema chamado de ‘escalada’, que garante o 1º colocado da temporada regular na grande final, ao mesmo tempo que trás mais emoção para o resto dos participantes, com o 5º colocado podendo tanto chegar à final quanto se ver no confronto de rebaixamento contra o segundo colocado do circuito desafiante.
O último colocado segue sendo automaticamente rebaixado para o circuito desafiante. Para ficar mais claro e fácil a explicação do regulamento, veja o vídeo abaixo:
Análise das Equipes
Keyd
Títulos do CB LoL: 1
História: Presente no CB LoL desde 2013, a Keyd é um dos times com mais bala pra contratar, gastando sempre alto e montando times de estrelas, mas tendo mesmo assim muita dificuldade de transformar isso em títulos, com sua única conquista do CB LoL datando do longínquo ano de 2014.
O famoso Exódia. Yang, Revolta, tockers, micaO e Jockster. Terminaram o primeiro split na segunda colocação, insuficiente para a sina da organização, cansada de acumular vices e sedenta por ocupar o espaço vazio em sua prateleira.
Os jogadores sabem da missão e para chegarem a toda, fizeram um bootcamp recente na Coréia para vir com sede de campeão pra esse split e até mesmo trazer um jogo avançado para surpreender seus adversários. É um time com anos de carreira e experiência internacional, que nem mesmo deve sentir a saída do técnico Abaxial e mudança pela chegada do Galfi.
Com esse time, é impossível dizermos que não é uma equipe para brigar pelo título. Sempre muito constantes e muito competitivos, o bootcamp deve ter gerado uma melhoria significativa para o time.
Ranking QA: 1º colocado
Red Canids
Títulos do CB LoL: 1
História: um dos times da ‘nova safra’, a Red Canids surgiu no cenário do CB LoL em 2016 sendo naquele ano um time da parte de baixo da tabela, mas virando o ano com ambições muito maiores e agora estando na linha do pensamento de que os coreanos são a solução para voltar ao topo.
Na primeira etapa, Sacy e Sky tiveram um primeiro split sensacional, sendo o diferencial do time, LEP também se mostrou de volta ao campeonato, fazia tempo que sua Irelia não mostrava do que era capaz.
Eles terminaram a fase de pontos com a segunda colocação, onde perderam apenas para a campeã Kabum durante a temporada regular. Porém, na escalada, alguns erros atrapalharam a Red, inclusive no jogo contra a Keyd valendo vaga para disputar a final contra a Kabum. A Keyd venceu por 3×2 esse confronto, porém contou com diversos erros da Red ao longo dos 5 mapas.
Com um estilo de jogo bem chato (para os adversários), a Red Canids é o time que melhor sabe se defender no CB LoL, explorando qualquer oportunidade de controle de mapa que puderem adquirir. O jogo é no erro do adversário.
Para esse split, a organização promoveu as saídas do Winged, Nappon, Dioud e Cabu, trazendo um suporte muito famoso e que já foi um dos melhores suportes que o Brasil já teve, mas que ao meu ver está em má fase, o Loop. Além disso, a simples mudança de um coreano por outro (Winged por Chaser), pode voltar a trazer à equipe os problemas de comunicação vistos durante a primeira etapa.
Falando sobre o Chaser, ele é um coreano que estava no Fenerbahçe e foi contratado pela Red, é um ótimo jogador, porém também está em má fase. Além da dupla, a Red trouxe também o coach da Vivo Keyd, Abaxial, que é sem dúvidas um dos melhores coachs que já passaram pelo CBLoL.
Com todas essas mudanças, acredito que a Red Canids irá brigar novamente pelo topo da tabela, ainda que eu sinta que, mais uma vez, irá faltar algo para chegarem à taça.
Ranking QA: 2º colocado
Kabum
Títulos do CB LoL: 2
História: equipe que leva o nome da marca da vendedora de produtos de informática, a Kabum é uma das mais antigas organizações do cenário brasileiro de League of Legends, mas que hoje vive muitas saudades do título de 2014 já que desde então a equipe passou por problemas financeiros dentre outros obstáculos, se tornando um time ‘ioiô’, quer dizer, está sempre descendo para a segunda divisão, subindo para a primeira e assim sucessivamente. Porém, hoje a Kabum vive dias de otimismo após o título na primeira etapa, a organização acredita ter renascido e estar de volta aos melhores do Brasil.
Atuais campeões do CBLoL, a única mudança de peso que o time teve, foi a saída de seu coach, Nuddle, que teve muita influência nesse título no qual os maiores destaques ficaram por conta de Zantins e Titan, que fizeram um primeiro split sensacional.
Não que o resto do elenco seja dependente deles já que a Kabum foi um time que se mostrou muito encaixado na primeira etapa e que sabia exatamente o que fazer dentro do jogo. Com partidas dominantes, perderam a invencibilidade apenas na semana 6 para a Keyd (que era cotada como favorita ao título). Conseguindo sua vingança na grande final do primeiro split, onde venceram por 3×2.
Se a saída de Nuddle não influenciar tão negativamente a Kabum, creio que são um forte candidato aqui. A previsão é que o time termine entre os 4 primeiros e se mantenha como um forte candidado ao título.
Ranking QA: 3º colocado
INTZ
Títulos do CB LoL: 3
História: Presente no CB LoL desde 2014, a INTZ é a equipe mais vezes vencedora do CB LoL, conquistando o caneco uma vez em 2015 e duas vezes em 2016, sendo que o ‘cara’ mais apontado como grande responsável pelo domínio é o analista britânico Peter Dun, contratado pela org em 2016.
Depois de um início desastroso na primeira etapa, a INTZ voltou a todo vapor após a pausa de Carnaval, mostrando um jogo forte e recuperando o DNA da equipe de ser um time diferenciado no jogo macro de League of Legends.
Apesar de não ter conseguido se classificar à escalada, a forma como a INTZ terminou a etapa, para mim, os credenciava como um forte candidato ao título nessa segunda etapa. Porém, o time perdeu um de seus melhores jogadores e principal líder do time: o topo Ayel, que foi para a Pain.
A saída de Ayel por si só já é uma grande perda, mas o que me deixa com ainda mais receio é que para seu lugar trouxeram o Tay, que era jungler na Pain e nunca se mostrou ser um protagonista, tal qual o midlaner Envy. Assim, vejo o time sendo extremamente dependente da bot lane que foi campeã pela Team One no segundo split de 2017: Absolut e Redbert.
Creio que as mudanças acabarão por fazer falta a INTZ, que sentirá isso na reta final, de forma que só os vejo conseguindo chegar ao título se o Tay ou o Envy conseguirem puxar o protagonismo da equipe. De qualquer forma, é um time que tem muita qualidade conjunta para terminar entre os 4 primeiros..
Ranking QA: 4º colocado
CNB
Títulos do CB LoL: 0
História: Presente no CB LoL desde 2013, a CNB é um dos times mais tradicionais do Brasil ainda que não tenha conquistado o seu caneco, batendo na trave duas vezes com vices em 2014 e 2016.
Após um péssimo início no primeiro split, a CNB conseguiu se reencontrar no meio do torneio e participarem da escalada derrubando a ProGaming em uma md5 e conseguiram se manter no CBLoL para o segundo split. Creio que a única mudança de fato que pode afetar a CNB é a entrada do Brucer (mid laner). Disputando sua vaga de titular com Rakin, creio que não será questão de quem é melhor para ser titular e sim qual player joga com o melhor campeão para a composição escolhida pelo coach Jimmy. Ao meu ver foi uma boa contratação para a CNB, ampliando assim o leque de composições do time.
Acredito que a CNB vá ter um split melhor do que o primeiro. Como conseguiram se recuperar durante o primeiro, estou confiando em uma crescente constante desde então aqui para os blummers! Porém não sei o que pensar a respeito da escalada. Creio que CNB por mais que tenha evoluído ainda não tenha time pra brigar com os tubarões do CBLoL. Times como Kabum, Keyd, INTZ e Red estão a frente, pelo menos no papel. Time de meio de tabela provavelmente, no máximo brigando pela última vaga da escalada para a final..
Não os coto como candidatos ao título, mas certamente não vejo a CNB lutando lá embaixo.
Ranking QA: 5º colocado
Flamengo
Títulos do CB LoL: 0
História: Organização muito nova, o gigante Clube de Regatas Flamengo se aventurou no cenário de League of Legends no segundo semestre de 2017, comprando uma vaga para o circuito desafiante (equivalente à segunda divisão). Com muito investimento e nomes de peso do circuito como BrTT, Esa e SirT, o Flamengo sofreu, mas conseguiu o (esperado) acesso ao CB LoL.
A entrada do Flamengo para o LoL foi excelente. A torcida do Flamengo lotou as streams do circuito desafiante dando mais visibilidade ao torneio.
Apesar de não conseguirem subir diretamente para o CBLoL, perdendo para a IDM na final, tiveram que enfrentar a Team One para garantirem sua vaga no segundo split do CBLoL, na última chance que tiveram.
De lá pra cá houveram alterações em sua line up titular, saindo o mid laner Evrot e o Jungler SirTulio. Trazendo agora o Shrimp, jungle coreano, e Goku, mid laner da Progaming, para suas vagas. O coach (MiT) possui muita experiência, tendo na carreira treinado a Pain Gaming. Creio que conseguiu tirar todos os problemas que o flamengo sofreu durante o circuito desafiante e assim conseguirá utilizar 100% da capacidade de seus jogadores.
O primeiro objetivo do flamengo já foi concluído, que era chegar ao CBLoL. Agora iremos ver quão longe irão conseguir chegar nesse split. Para mim, será um time de meio de tabela. Trazendo um coreano para a jungle, que estava jogando na FlyQuest Academy (Time secundário da FlyQuest que disputa a LCS NA). Estou com o pé atrás quanto ao jungler, mas talvez a experiência de BrTT consiga superar e motivar todas as dificuldades que o time possa passar, principalmente com incentivo. BrTT é conhecido por ser muito explosivo e as vezes isso ajuda bastante em um momento de tensão com torcida.
Ranking QA: 6º colocado
Progaming
Títulos do CB LoL: 0
História: criada em Agosto de 2016, a Progaming disputou o circuito desafiante na primeira etapa de 2017 pela primeira vez e logo de cara conseguiu o seu acesso à elite. Disputando a segunda etapa do CB LoL, a Progaming surpreendeu a todos com a ótima qualidade demonstrada por sua equipe, ainda que tenha ficado de fora da fase final.
No primeiro split, vimos uma Progaming mostrando mais do mesmo, ou seja, um time com potencial e que começa forte a disputa, mas que vai caindo de forma drástica da metade pra frente do campeonato. Para essa segunda etapa, eles perderam Goku (Mid laner) e Djoko (Coach), o que colocará em cheque o potencial do menino Lynkez – que atuou em alguns jogos na primeira etapa.
Não sei se são problemas internos ou emoção do momento, mas a ProGaming tem a tendência de, na reta final do circuito, entregar jogos ganhos/fáceis.
Temo pela equipe, pois aparentemente eles atingirão o máximo que conseguem e se não há mais evolução, o único caminho que sobra é o declínio. E em uma etapa com tantos times fortes, a Progaming pinta para mim como uma provável equipe a lutar contra a queda.
Ranking QA: 7º colocado
IDM
Títulos do CB LoL: 1
História: a caçula do CB LoL, a IDM começou em 2016 como um time despretensioso e desacreditado, oriúndo de um grupo de Facebook, buscou parcerias ao longo do caminho, como a rápida que teve com a Kabum e jamais parecia que conseguiria chegar ao CB LoL. Mesmo na última etapa do circuito desafiante, quando estava com apenas 1 ponto ganho e via distante o caminho de chegar às semifinais.
Acabou que conseguiram o acesso com a vitória e uma combinação de resultados, mas agora teriam que enfrentar – e vencer – a tradicional Operation Kino em série de melhor de 5, e teria que fazer o mesmo também contra o Flamengo. E não é que eles conseguiram? Assim, a IDM, de um grupo de facebook, chega agora à elite do League of Legends brasileiro.
Sim, a história da IDM é digna de conto de fadas e, por mais que tenham ganho do Flamengo no circuito desafiante para garantir seu acesso, é um time que particularmente acho inexperiente para o CBLoL e que vejo com grande dificuldade de conseguir ser competitivo na liga. Afinal, nem na segunda divisão eles conseguiram ser.
Até contrataram o Cabu da Red Canids para a vaga de suporte, para trazer experiência à equipe, mas tirando ele não sei bem o que esperar de positivo da IDM, creio que serão rebaixados com tranquilidade. Foi um time que teve dificuldades até para se classificar para as semifinais do desafiante, imagina então na elite.
Ranking QA: 8º colocado
A segunda etapa do CB LoL 2018 tem início no próximo sábado, dia 9 de Junho, com a partida entre INTZ vs Kabum abrindo a temporada a partir das 13h de Brasília e aqui no QueroApostar você terá cobertura completa com análise para todos os jogos, em todas as rodadas.
Comentários estão fechados.